Illustration © Nikki McClure

contentarea top menu

Marcha das Vadias Natal 2012

type=digital_archives

10th May 2012

Em meio as celebrações do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a segunda edição da Marcha das Vadias será realizada no próximo dia 10, em Ponta Negra, Natal/RN. A marcha terá concentração a partir das 14h, na Praça de Ponta Negra/Ponto 6, atrás do Vilarte, e patirá em caminhada em direção ao Morro do Careca.

Embora o título seja inusitado, a ideia é provocar reações contra a cultura que culpabiliza as vítimas em casos de violência sexual, seja por seu comportamento ou vestimenta e que desencoraja as mulheres a denunciar os crimes. Inspirada em um movimento oriundo na cidade de Toronto e que se espalhou por várias cidades do mundo em 2011, a Marcha das Vadias já foi realizada em Natal em julho de 2011.

Por que ir?

Apesar de termos conquistado algumas vitórias no que se refere à ampliação dos direitos da mulher ao longo da história, nossa sociedade continua produzindo e reproduzindo desigualdades, violências e preconceito de gênero , perpetuando a cultura machista e misógina. No início deste ano, assitimos o debate em torno de estupro em canal televisivo aberto, gerando reflexões e discussões relacionadas ao machismo, também assistimos inúmeros casos de opressão e assassinato de mulheres por seus algozes, também acompanhamos o debate sobre a Lei Maria da Penha, que contou com a pressão dos movimentos feministas e pró-direitos humanos, fazendo com que o STF julgasse constituconal. Vitória para as mulheres brasileiras, garantia da democracia. No entando, ainda precisamos de delegacias especializadas que garantam atendimento e encaminhamento adequado aos casos de estupro, proteção e assistência para as vítimas de violência doméstica e políticas de orientação e punição aos homens que praticam abusos contra a vida de milhares de mulheres. Além disso, a Marcha das Vadias tem como pilar o respeito à diversidade, portanto, também aderimos à causa LGBT, público que também sofre com abusos diários marcados pelo padrão social heteronormativo, que tanto oprime e cercea liberdades e direitos das cidadãs e cidadãos.

A Marcha das Vadias Natal defende:

¬ o direito de ir e vir e o direito de existir sem ser vítima da violência.
¬ atendimento de qualidade pelo SUS para todas as pessoas que sofrem violência sexual.
¬ acesso sem burocracia ou protelação ao aborto pelo SUS quando as gravidezes são consequência de um estupro e se esta for a decisão da mulher.
¬ implementação efetiva da Lei Maria da Penha.
¬ melhorias nas Delegacias Especiais de Atendimento às Mulheres.
¬ qualificação das delegacias não especializadas para atender vítimas de violência sexual e doméstica, com capacitação de agentes da segurança pública sobre diversidade sexual.

Serviço

O quê? Marcha das Vadias
Quando? Sábado (10/03)
Onde? Ponto Seis - Ponta Negra (Praça dos Ciclistas, Av. Ponta Negra - Por trás do VILARTE)
Horário? A partir das 14h
O que levar? Irreverência e Indignação, Água e Protetor Solar e Contra Toda Discriminação
Contato? Civone Medeiros – 84 – 9144 1471 / Girlane Machado – 8762-9033

Location

Natal
Brazil
Date: 
05/10/2012
User reference: 
slutwalkarchive
Language of project: 
Brazilian Portuguese
Image: 
Topic: 
SlutWalk