Ladyfest Brasil 2005
type=digital_archives
"LADYFEST BRASIL 2005
Por Elisa Gargiulo 21/02/2005 às 15:55
O festival cultural feminista Ladyfest Brasil 2005 acontecerá dias 11, 12 e 13 de março, em São Paulo.
Mais de mil pessoas compareceram à primeira edição do festival cultural feminista Ladyfest em sua versão brasileira nos dias 12 e 13 de março de 2004. O evento foi realizado nas casas noturnas Outs e Hangar 110.
O festival Ladyfest surgiu em agosto de 2000 na cidade de Olympia (EUA) e possui versões no mundo todo. Ano passado o Ladyfest alemão em Stuttgart contou com Tati Quebra Barraco e teve atenção da mídia brasileira em função do caráter polêmico da convocação da funkeira.
A versão brasileira do evento foi programada e organizada por Elisa Gargiulo, 24, vocalista e guitarrista da banda Dominatrix. Depois de ter tocado com sua banda na versão holandesa do evento em 2002, Elisa selecionou oito bandas representativas da cena musical feminina brasileira, organizou cinco workshops, três exposições e duas exibições de videos de produção independente e feminina. O festival foi um sucesso de público e sua segunda edição já tem data marcada, local e programação confirmada. Será nos dias 11, 12 e 13 de março, em São Paulo. (ver programação abaixo). Quem ajuda na organização esse ano é Geisa França (do fanzine Bendita) e Carol Fernandes (da banda Hidra).
Existe no Brasil uma cena feminista punk consolidada há mais de dez anos. Sua história narra a luta de meninas feministas que se identificavam com a cultura punk em uma cena punk que não aceitava meninas. Por volta de 1997
começou a explodir o que hoje chamamos de feminismo punk brasileiro. Inspiradas no movimento punk feminista norte-americano "riot grrrl" e em bandas como Bikini Kill e Bratmobile, as meninas brasileiras formaram dezenas de bandas, produziram festivais e escreveram fanzines. O maior representante da versão brasileira da resistência punk feminista é a banda
Dominatrix. A cena riot grrrl no Brasil é a grande responsável pelo sucesso da versão nacional do festival Ladyfest. Isso significa que o feminismo punk brasileiro é forte, necessário, criativo e - porque não? - divertido.
Assessoria de imprensa do festival:
editorialquiteria [dot] com [dot] br
Site Oficial do Ladyfest Brasil 2005: www.quiteria.com.br/ladyfest
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO LADYFEST BRASIL 2005
11/03, sexta-feira
`As 19 horas acontece a abertura do festival com a exposição temática "Minha boca muda grita em tua orelha surda", em homenagem ao fanzine Bendita, com 16 artistas feministas exibindo fotografias, instalações, desenhos, vídeos e pinturas. A exposição vai até dia 20 de março.
Na abertura haverá discotecagem de The Dumpsters, Dos Tortilleras (Cilmara Bedaque com Vange Leonel) e Cynthia bbb.
Fotos: Carol Fernandes, Camila Revoredo, Marcela Mattos, Tatiana Nardi e Marília Furman.
Desenhos: Mayra Vescovi, Mathiza Cirillo, Eliane Testone, Silvana Melo, Cynthia Davanzo e Valentina Frainz-Grijalba.
Videos: Ruth Slinger, Marianne Crestani, Nadia Bee e Juliana Mundim.
Instalação: Edilaine Cunha.
A exposição acontece das 14h `as 20h, na Casa da Lagartixa, à Rua Camilo, 933 casa 4 (prox. à estação de trem Lapa ou pegando ônibus Lapa da Av. Paulista). Entrada franca.
12/03, sábado
14h30 - VIDEO - "Mulheres e grades", sobre a sexualidade das presidiárias no presídio do Tatuapé, de Nádia Bee (do site bolacharia.rg3.net).
15h30 até as 17h - WORKSHOP - "Oficina de arte feminista", com Carol Fernandes.
As exposições, os vídeos e o workshop de arte feminista estarão acontecendo na Casa da Lagartixa. Entrada franca.
Inscrições para o workshop e para o video "Mulheres e grades" pelo e-mail carolquiteria [dot] com [dot] br
SHOWS:
ELEVADOR (SP) - 19h
BIGGS (SOROCABA) - 20h
SHE-DEVILS (ARGENTINA) - 21h
NEW FRESH DOLLS (CURITIBA) - 22h
LAVA (SP) - 23h
Todos os shows serão no Hangar 110, à Rua Rodolfo Miranda, 110 (prox. à estação Armêmia do metrô) e custarão 8 reais antecipado e 10 na porta.
13/03, domingo
WORKSHOPS
12h - Como funciona um estúdio? com Andreza Poitena
14h - Consenso Sexual e Ginecologia D.I.Y. - com Geisa França e Elisa Gargiulo
16h - WEN-DO (defesa pessoal para mulheres) - com Elaine (Abuso Sonoro)
Todos os workshops deste dia acontecerão no Espaço Impróprio à Rua Dona Antonia de Queiroz, 40 (trav. Rua Augusta, lado Centro). Inscrições para o workshop pelo e-mail carolquiteria [dot] com [dot] br. Colaboração:1$.
ARTE:
Exposição "Minha boca muda grita em tua orelha surda", à Rua Camilo, 933 casa 4 (prox. da estação de trem Lapa ou ônibus Lapa da Av. Paulista) das 14h as 20h. Entrada franca.
SHOWS:
CANSEI DE SER SEXY (SP) - 19h
HIDRA (SP) - 20h
HATS - (SP) 21h
DOMINATRIX (SP) - 22h
Todos os shows serão no Hangar 110, à Rua Rodolfo Miranda, 110 (prox. à estação Armêmia do metrô). Entrada: 8 reais antecipado e 10 na porta." (http://www.midiaindependente.org/pt/red/2005/02/308421.shtml)